Não. As Lebres e Tartarugas não estão zangadas entre si. Apenas cada um se sente livre para participar nas provas que melhor se ajustam aos seus gostos e condições físicas a cada momento. E de facto as Lebres e Tartarugas “desintegraram-se” uma vez mais neste fim de semana. Não obstante se encontrar inscrito na Maratona do Porto, a Tartaruga Frederico Sousa optou, face ao estado lastimoso da sua preparação física, não participar nessa prova na companhia das dois grandes campeões desta equipa.
Mas ficar parado é que seria demais. Assim, e depois de uma rápida consulta às diversas bíblias desportivas disponíveis na comunidade virtual – caixa de mail, xistarca, Carlos Fonseca ou facebook – lá encontrou uma prova a seu contento que tinha bastantes condimentos positivos – prova fora de estrada, prova nunca antes realizada, próximo da região de Lisboa e de dificuldade média.
E lá se dirigiu o atleta na manhã de Sábado dia 01 de Novembro para a cidade de Torres Vedra para enfrentar mais este desafio de um Trail de 16 kms.
Sendo a prova nova e realizada num Sábado verificou-se pois uma afluência algo reduzida. Dadas as instruções iniciais, partiu-se rapidamente para esta estreia.
Os primeiros kms foram realizados dentro de Torres Vedras em alguns lugares mais elevados com caracteristicas turísticas, seguindo de seguida para a estância termal dos Cucos. Chegados aí entrou-se em sentido inverso no percurso do Trail dos Cucos realizados há apenas uns meses atrás. Desta vez porém com um tempo bem mais agradável para estas loucuras. Depois de kms aos altos e baixos bem menos exigentes que o Trail dos Cucos voltamos à cidade de Torres Vedras tendo acedido à zona de partida por um canal que mais parecia uma vala de esgoto. Enfim, para uma prova de convívio com a natureza devo confessar que esta foi uma pequena nódoa que manchou a prova.
No final a prova estendeu-se por 17,3 kms contra os 16 kms anunciados se bem que esse factor não seja propriamente negativo. Uma prova que não sendo fantástica podemos pois caracterizar como de simpática. “
[Crónica de Frederico Sousa]
Atletas que concluiram a prova: 102
Vencedor: VÍTOR SANTOS: 1:33:36
FREDERICO SOUSA (Dorsal Nº26)
Classificação Geral: 98º - Classificação no Escalão V50: ND
Tempo Oficial: 3:06:33/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 3:06:20
Tempo médio/Km: 10m:46s <=> Velocidade média: 5,57Km/h (*)
(*) - O Tempo médio/Km e a Velocidade média foram calculados em função dos tempos cronometrados (tempo do chip)
Calendário para o Mês de Novembro
. TRAIL RUNNING DOS MOINHOS...
. MEIA MARATONA DE LISBOA 2...
. CORRIDA INTERNACIONAL DO ...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. CORRIDA DO 1º DE MAIO 202...