Após três anos de ausência os lebres e tartarugas voltaram a estar representados numa das mais antigas provas do calendário nacional a meia maratona de São João das Lampas a que muitos atletas também apelidam de "São João das Rampas" numa clara alusão às diversas subidas que esta meia maratona tem. A representação esteve a cargo do tartaruga Carlos Teixeira.
Após o interregno de dois meses de competição esta prova não era propriamente a ideal dado que é provavelmente uma das mais difíceis nesta distância, no entanto era para este tartaruga um teste após diversos treinos realizados no período das férias focados na futura participação nas maratonas de Lisboa e Porto.
O ambiente em São João das Lampas era de festa, carroceis para as crianças, carrinhos de choque e diversas barracas de doçaria da região, por outro lado comemorava-se o quadragésimo aniversário da meia maratona, a primeira à 40 anos teve apenas a participação de 20 atletas, para a que se realizou ontem houve 508 inscrições, dos quais 444 cortaram a linha de meta, sendo quatro desclassificados.
Antes do início da prova tive oportunidade de conviver com dois atletas internacionais um americano e outro brasileiro e também com a conhecida jornalista Isabel Silva que veio a ser a vencedora da prova feminina.
A temperatura foi agradável intervalada com períodos de maior calor e outros mais frescos quando as nuvens tapavam o sol, mais desagradável foi o vento lateral que se fez sentir.
A primeira e única contrariedade surgiu no final do período de aquecimento quando liguei o meu Garmin e ele não funcionou, assim pela primeira vez corri uma meia maratona sem indicação do tempo, o que gera alguma desorientação, mas só no início depois tudo se acaba por gerir.
O percurso não sofreu alterações em relação ao passado com as tais rampas difíceis principalmente aos KMS 3,5,10,13, 15 e finalmente aos 17, mas também com as correspondentes descidas muito agradáveis. Ao chegar à meta fiquei feliz pela marca atingida, acima das expectativas face à dificuldade da prova, ao cansaço acumulado com os treinos para as maratonas e ao facto de ter corrido sem relógio.
Parabéns à organização que foi excelente a todos os níveis.
[Crónica de Carlos Teixeira]
Atletas que concluiram a prova: 440
Vencedor: ANTÓNIO SOUSA (GFD Running):1:15:58
CARLOS TEIXEIRA (Dorsal Nº 485)
Classificação Geral: 246º - Classificação no Escalão M55: 13º
Tempo Oficial: 1:51:06/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:51:00
Tempo médio/Km: 5:16s <=> Velocidade média: 11,40Km/h (*)
(*) - O Tempo médio/Km e a Velocidade média foram calculados em função dos tempos cronometrados (tempo do chip)
Calendário do Mês de Setembro
. MEIA MARATONA DE TORRES V...
. CORRIDA SÃO SILVESTRE DE ...
. MEIA MARATONA DOS DESCOBR...