Mais uma Corrida do 1º de Maio. Igual como sempre, bela como nunca. Provavelmente a mais bonita corrida de 15 Km.
LEBRES E TARTARUGAS sempre presentes.
Desde 2010, ano da nossa primeira participação, que os elementos da nossa equipa têm contribuído para o colorido e para a grande adesão à Corrida evocativa do Dia Mundial dos Trabalhadores.
Tal como aconteceu com todas as manifestações de índole desportiva durante a pandemia, a CGTP viu-se forçada a suspender as edições de 2020 e 2021. Pelo meio ainda realizámos uma Corrida do 1º de Maio “virtual” com seis dos nossos atletas a participarem, separadamente, cada um em seu local.
Mas logo que foi possível a Corrida do 1º de Maio foi reactivada. Temia-se que a paragem forçada levasse a que, como em outras situações, esta prova fosse suspensa durante um tempo indeterminado. Mas, felizmente, que isso não aconteceu.
A Corrida do 1º de Maio já não é o que era quando assistíamos a uma grande adesão de atletas estrangeiros. Mas os Portugueses, pelo menos os mais indefectíveis, continuam a fazer de questão de se associarem a uma prova que, apesar de ter uma carga política importante como a celebração do Dia do Trabalhador e o facto de ser organizada por uma Central Sindical umbilicalmente ligada ao Partido Comunista Português, não deixa de ter algum encanto e alguma pureza principalmente numa época em que este Partido tem cada vez menor importância e representatividade no espectro político português. Para os atletas a política está relegada para segundo plano. A tradição ainda é o que era. Ainda podemos sonhar.
“E o sonho comanda a vida”.
[Crónica de Carlos Gonçalves]
. TRIATLO DE S. MARTINHO DO...
. 8ºTRAIL DOS MOINHOS SALOI...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. CORRIDA SÃO SILVESTRE DE ...