Neste fim de semana os três tartarugas seguiram cada um para seu lado depois de duas provas consecutivas onde se juntaram na Costa da
Caparica para realizar o Trail de Almada e o Grande Prémio do Atlântico. Assim o Carlos Gonçalves atascou-se de lama no Cork Trail, o Frederico Sousa aproveitou para treinar à porta de casa percorrendo alguns Kms da corrida dos salesianos e Carlos Teixeira participou pelo décimo ano consecutivo na Corrida das Lezírias, uma das provas mais antigas do calendário de atletismo.
As perspetivas para a corrida das lezírias não eram as melhores face à intempérie que atravessou o País durante o dia de sábado, quase de certeza que a corrida se ia desenrolar debaixo de chuva e na zona da lezíria entre o Km 9,5 e o Km11 previa-se que estivesse muita lama.
Foi com alguma dificuldade que de manhã cedo me levantei da cama para me deslocar para Vila Franca de Xira, a vontade de enfrentar a meteorologia por um lado e o facto de ir sozinho não me estava a motivar muito, mas nunca me passou pela cabeça não ir disputar a prova.
O S. Pedro contudo contrariou as previsões e durante toda a prova não caiu uma gota de chuva, a organização por sua vez face à situação de inundação em que se encontrava a lezíria decidiu alterar o percurso, cortando a parte da lama.
Como sempre os 15,5 Kms anunciados não foram percorridos a corrida teve aproximadamente 15,1Km e nos anos anteriores em média teve 15,3Km, este ano foi mais compreensível face á alteração de última hora do percurso.
O percurso foi igual ao dos anos anteriores com exceção da parte arenosa em torno da lezíria que foi mais longa face à alteração que foi necessária introduzir, de resto mantiveram-se as partes da prova de entrada e saída do centro de Vila Franca de Xira e as travessias nos dois sentidos da ponte da Vila.
Aproximadamente 1.200 atletas completaram a prova este ano fiquei com a ideia que o número de participantes foi mais reduzido, várias devem ter sido as razões, o mau tempo, a crescente transferência de atletas para o trail e o facto de apesar de ser bem organizada a prova necessitar de ser revitalizada com novos pontos de interesse.
[Crónica de Carlos Teixeira]
Atletas que concluiram a Prova: 1191
Vencedor: HUGO RODRIGUES (UA Povoense): 0:51:46
CARLOS TEIXEIRA (Dorsal Nº 983)
Classificação Geral: 435º - Classificação no Escalão M5054: 25º
Tempo Oficial: 1:15:17/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:15:12
Tempo médio/Km: 4m:51s <=> Velocidade média: 12,37Km/h (*)
(*) - O Tempo médio/Km e a Velocidade média foram calculados em função dos tempos cronometrados (tempo do chip)
Corridas do Mês de Março
. CORRIDA DO 1º DE MAIO 202...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. SÃO SILVESTRE BAÍA DO SEI...