As duas tartarugas Frederico de Sousa e Carlos Teixeira não deram por mal empregue a deslocação a Peniche para mais uma participação na corrida das Fogueiras a maior corrida noturna que se realiza em Portugal. A concentração deu-se em casa da tartaruga Teixeira às 18h45m de forma a chegarmos a Peniche antes de se iniciar o Portugal – Croácia, objetivo cumprido deslocámo-nos para a pastelaria Nau onde habitualmente costumamos lanchar sempre que participamos nesta corrida. Na pastelaria Nau já tínhamos lugar reservado pelo nosso velho amigo José Pedro e quando entrámos estavam-se a dar os primeiros pontapés na bola. Aos 50 minutos do jogo abandonámos a pastelaria com pena de não ficarmos a beber uns copos porque o jogo em si patriotismo à parte estava a roçar a mediocridade.
A partida a exemplo do ano anterior teve lugar perto dos bombeiros, aí chegados os tartarugas separaram-se e cada um foi para o respetivo corredor de acordo com a cor da fita individualmente atribuída em função do tempo.
A temperatura estava fresca e com algum vento não muito forte que convidava a correr de pressa, antes da partida o jogo de Portugal continuava empatado a zero faltava um quarto de hora para o final adivinhava-se mais um empate para a seleção das quinas.
As 21h30m iniciou-se a corrida de forma rápida nos primeiros 2 km com pouco espaço dada a concentração de atletas e o espaço disponível, aos 4 km a primeira subida mais significativa e onde ficamos a saber que o tempo regulamentar do jogo de Portugal tinha terminado com um empate a zero. Entre os 4 e os 5 Kms deu-se a primeira passagem pela marginal repleto de pessoas de um lado e de outro sensacional face importância do evento que decorria em simultâneo com a corrida e logo de seguida no km 6 a passagem pela pastelaria Nau com toda a gente na rua inclusive a nossa claque improvisada. Aos 7 km correu-se a distância em direção à Praia e às fogueiras e onde os populares nos iam informando que o resultado no prolongamento se mantinha num imutável nulo, aos 9 km deu-se a subida mais difícil da prova e depois entre os 10 e os 11km em plena descida o grande momento da noite, numa onda de braços da frente para trás começou-se a gritar golo de Portugal, uns diziam que tinha sido o Quaresma outros o cigano, numa alegria contagiante populares e atletas gritavam Portugal !Portugal! Portugal!.
Até ao fim parece que os kms não custaram a correr o clima de festa quando o jogo terminou a alegria transbordou atletas e populares eufóricos e grande apoteose desde a pastelaria nau até à subida da marginal ao ritmo de Portugal.
Depois de eu e o Frederico cortamos a meta e da merecida recuperação fomos jantar com o nosso amigo Zé Pedro família e amigos, a refeição foi muito animada principalmente na parte final, no inicio do mesmo o inevitável telefonema para o tartaruga Carlos Gonçalves que ficou desta vez a descansar.
O regresso já na madrugada do dia 26 decorreu calmamente os tartarugas vinham felizes foi de facto uma noite fantástica onde tudo correu bem.
Uma palavra para a organização da prova que tem feito um esforço para melhorar de ano para ano, a mudança do local da partida em relação ao passado e as informações regulares entre a data da inscrição e a data da realização da prova são exemplos disso.
Viva os Tartarugas! Viva Portugal! Viva a Corrida das Fogueiras!
Até Junho de 2017
[Crónica de Carlos Teixeira]
Atletas que concluiram a prova: 2787
Vencedor: NUNO CARRAÇA (URCA) - 0:48:55
CARLOS TEIXEIRA (Dorsal Nº 1534)
Classificação Geral: 1014º - Classificação no Escalão M5559: 44º
Tempo Oficial: 1:14:29/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:13:53
Tempo médio/Km: 4m:56s <=> Velocidade média: 12,18 Km/h (*)
FREDERICO SOUSA (Dorsal Nº 1535)
Classificação Geral: 2412º - Classificação no Escalão M5054: 207º
Tempo Oficial: 1:34:59/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:33:41
Tempo médio/Km: 6m:15s <=> Velocidade média: 9,61 Km/h (*)
(*) - O Tempo médio/Km e a Velocidade média foram calculados em função dos tempos cronometrados (tempo do chip)
Corridas do Mês de Junho
Calendário para o Mês de Julho
. CORRIDA DO 1º DE MAIO 202...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. SÃO SILVESTRE BAÍA DO SEI...