Uma vez mais os nossos atletas portaram-se à altura.
A Corrida do Tejo é uma das mais populares e concorridas provas na distância de 10 Km aberta à generalidade das pessoas. Terminaram 9147 atletas.
A presença de grande número de atletas fez-se sentir logo desde a partida. As nossas TARTARUGAS demoraram mais de 5 minutos desde o sinal de partida até à passagem efectiva pelo local de início da prova.
Durante os primeiros dois quilómetros a maior preocupação, de quem não partiu logo nos primeiros lugares, foi evitar em tropeçar em alguém. Mais do que procurar por um bom lugar o objectivo era arranjar algum espaço para correr. Só quando se iniciou a subida para o Alto da Boa Viagem é que surgiu finalmente a oportunidade para alcançar o andamento apropriado.
No entanto não se julgue, como é normal ,que os atlletas tiveram grande margem de manobra. Do princípio ao fim foi um constante ultrapassar de atletas mais lentos. Apenas entre o quarto e o sétimo quilómetros se verificou algum descongestionamento. Mas, ao aproximarmo-nos da meta, volta o aglomerado de participantes. Foi impressionante e revelador da adesão a esta prova.
Em próximas edições a organização deverá estudar alternativas quanto ao modo como se processa a partida. Não é admissível, ainda por cima numa corrida em que os tempos são controlados por "chip", que até sensivelmente metade da prova ainda estejamos a ultrapassar bastantes atletas. E não digo atletas que correm num ritmo mais devagar mas, pasme-se, pessoas a "passearem" literalmente na marginal.
As condições e o traçado eram apropriados para a obtenção de bons tempos. Mas, como já referido, o grande aglomerado de participantes não permitiu grande veleidades. Foi uma corrida do "desenrascanço".
Mas valeu a pena. Foi bonito verificar ao longo de toda corrida que a marginal se vestiu de azul claro. Mesmo até cruzarmos a linha da meta, quer se olhasse para a frente quer para trás, não se vislumbrava o negro do alcatrão. Nem nas Meias Maratonas das Pontes o cenário foi como este. Talvez porque não houve lugar à prova alternativa de quem apenas vem para passear e descontrair.
Também foi motivante ver as caras de satisfação de todos por estarem presentes num evento destes.
E para o ano cá estaremos de novo na Corrida do Tejo.
Classificações e Tempos das TARTARUGAS (até podiam ser bem melhores não fosse o atraso na partida)
FREDERICO SOUSA
Tempo Oficial: 1:10:05 Tempo do Chip: 1:05:03 Classificação Geral: 6746º
CARLOS CATELA
Tempo Oficial: 1:01:41 Tempo do Chip: 0:56:45 Classificação Geral: 5102º
CARLOS GONÇALVES
Tempo Oficial: 0:56:55 Tempo do Chip: 0:51:59 Classificação Geral: 3838º
Próximas Provas
. MEIA MARATONA DE S. JOÃO ...
. MEIA MARATONA DE TORRES V...
. CORRIDA SÃO SILVESTRE DE ...