Pois é.
Esta prova tinha todos os ingredientes para ser uma excelente corrida.
O percurso era simpático, partindo perto do Forte de S. Julião da Barra, e a desenvolver-se ao longo da estrada marginal Lisboa-Cascais até teminar em frente ao Hotel Baía.
À partida tratava-se de um traçado bastante fácil e convidativo à obtenção de bons tempos.
No entanto, como viemos a verificar no Grande Prémio José Araújo, "nem tudo o que parece é". Um percurso aparentemente plano esconde sempre umas "subidinhas" que nos recordam que a vida não é feita só de facilidades. Seja pelo declive ou seja pela extensão da subida há sempre uma oportunidade para testarmos as nossas capacidades de sofrimento.
Mas também não dramatizemos esta situação.
O tempo esteve perto do ideal. Uma temperatura amena, sol em fartura e o vento a aparecer, de quando em vez, para impedir que a temperatura ambiente atingisse valores não muito do agrado da maioria dos Atletas.
A organização, a cargo da Xistarca, esteve bem e ao nível do que nos tem habituado: percurso bem delineado e abastecimentos em quantidade e na altura certa.
Apenas temos um reparo a fazer. Contrariamente ao que tem sido regra nas provas desta organização, a partida foi bastante atribulada. Estando programada para as 9H30 foi atrasada cerca de 19 minutos. De vez em quando lá surgiam algumas palavras ao microfone mas inaudíveis para a maioria dos atletas. Será que, por estarmos em plena Campanha Eleitoral, alguma força política manifestou imteresse em estar presente na Partida? Um atraso deste reflecte-se de imediato no arranque da prova. Os atletas estão impacientes e acotovelam-se para, desde logo, conseguirem uma boa posição. Consequentemente a prestação no primeiro quilómetro sai algo penalizada.
Mais uma prova a repetir no próximo ano.
Uma curiosidade: não se encontram na Internet fotografias desta corrida. O mesmo aconteceu com o Grande Prémio José Araújo.
E já começou a preparação para a Grande Corrida que aí vem já no próximo dia 4 de Outubro. Nada mais nada menos que a Meia-Maratona de Portugal.
Classificação das "Tartarugas" na Corrida do Destak
FREDERICO SOUSA
Tempo Oficial: 1:03:55 Classificação Geral: 1856º/Classifcação no escalão (M45): 25º
CARLOS CATELA
Tempo Oficial: 0:5541 Classificação Geral: 1297º/Classifcação no escalão (M45): 18º
CARLOS GONÇALVES
Tempo Oficial: 0:51:56Classificação Geral: 957º/Classifcação no escalão (M50): 10º
. CORRIDA DO FIM DA EUROPA ...
. TRIATLO DE S. MARTINHO DO...
. 8ºTRAIL DOS MOINHOS SALOI...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. CORRIDA SÃO SILVESTRE DE ...