Comemorava-se neste dia o trigésimo oitavo aniversário do 25 de Abril. A Corrida da Liberdade repetia-se pela 35ª vez. E com a actual crise cada vez mais a maioria das pessoas se lembra desta data tão importante e carregada de um tão elevado simbolismo e imagem de esperança. E as TARTARUGAS resolveram este ano associarem-se desportivamente à comemoração do Dia da Liberdade.
Apesar de já estarmos no final de Abril o dia apresentava-se bastante frio e com alguma chuva e vento à mistura. Mais parecia que estávamos numa manhã de Novembro ou mesmo de Dezembro. Mas nada atemoriza e desmotiva estes atletas que bem cedo, e com mais de uma hora de avanço, se encontraram à saída da estação do Metro na Pontinha.
Algumas caras conhecidas, principalmente os mais resistentes, juntaram-se sob o telheiro onde se realiza o mercado local para levantarem os respectivos dorsais e também para se protegerem do frio.
A partida estava marcada para o Quartel do Regimento de Engenharia. Ao som das Canções do José Afonso, Fausto e outros cantores símbolos da Revolução de Abril, os atletas iam-se agrupando e confraternizando imbuídos de algum espírito revolucionário, como se impunha. Aliás como dizia o "speaker" esta prova tratava-se de uma corrida de confraternização e não de competição. E este espírito verificou-se logo de início. Ao levantarmos os dorsais verificámos que não nos era disponibilizado qualquer "chip" essencial para o controlo dos tempos e das classificações. E à medida que o tempo ia passando apercebíamo-nos do ambiente reinante. Com a hora da partida inicialmente marcada para as 10 horas e 30 minutos éramos informados que a mesma se realizaria por volta dessa hora. Mais ou menos. Após um largada de pombos correios coube à Presidente da Câmara Municipal de Odivelas dar o dar o "tiro de partida", e de um modo o mais informal possível: "UM DOIS TRÊS PARTIDA".
Consumada a "largada" dos atletas estes lançaram-se ao ataque. A maioria dos participantes, habituados à competição, necessita de alguma adrenalina para encararem com algum entusiamo estas corridas. O percurso já era bem conhecido de anteriores edições da Corrida do Metro. Por volta do quilómetro seis, em pleno Campo Grande, tivémos o único abastecimento de água. Viu-se que as pessoas envolvidas nesta operação não estavam muito habituadas a esta logística. A zona do abastecimento estava de tal modo discreta que houve mesmo atletas que nem sequer chegaram à água. Este acidente de percurso não teve repercussões graves atendendo a que o calor não se fez sentir.
À passagem pela Praça do Duque de Saldanha inicia-se a aguarda, e já conhecida, descida até ao final. Chegados aos Restauradores lá se vislumbrava o insuflável indicativo da meta. Mas, como já se esperava, não haveria qualquer controlo quer de tempos quer de calssificação final.
Apesar de todas estas vicissitudes podemos considerar como bem empregue o tempo dispendido nesta manhã de feriado. Foi mais um treino em grupo do que uma prova de atletismo. E no próximo ano voltaremos? Talvez, mas tudo depende das alternativas que se colocarem então à nossa disposição.
Com uma participação recorde, segundo revelava a organização, apenas podemos apresentar os tempos individualmente registados por cada um dos nossos atletas.
Segue-se a Corrida do Benfica a fechar o mês de Abril. E no 1º de Maio voltaremos à competição para celebrar mais uma data histórica carregada de simbolismo para as classes trabalhadoras. Mas desta vez será uma prova a sério.
BARTOLOMEU SANTOS
Tempo Cronometrado: 0:50:41
Tempo médio/Km: 4m:36s <=> Velocidade média: 13,02Km/h (*)
FREDERICO SOUSA
Tempo Cronometrado: 0:58:12
Tempo médio/Km: 5m:17s <=> Velocidade média: 11,34Km/h (*)
CARLOS TEIXEIRA
Tempo Cronometrado : 0:53:01
Tempo médio/Km: 4m:49s <=> Velocidade média: 12,45Km/h (*)
CARLOS GONÇALVES
Tempo Cronometrado: 0:49:19
Tempo médio/Km: 4m:29s <=> Velocidade média: 13,38Km/h (*)
(*) - O Tempo médio/Km e a Velocidade média foram calculados em função dos tempos cronometrados (tempo do chip)
Calendário para o mês de Abril
. TRAIL RUNNING DOS MOINHOS...
. MEIA MARATONA DE LISBOA 2...
. CORRIDA INTERNACIONAL DO ...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. CORRIDA DO 1º DE MAIO 202...