Ter-nos-á a "TROIKA" reduzido o número de dias de cada mês e daí provavelmente estarmos em Maio e não em Março? E daí termos este tempo que mais do que primaveril mais parece estarmos às portas do Verão? Não é habitual em meados de Março presenciarmos as temperaturas e o céu azul com que o S. Pedro nos brindou hoje na Corrida das Lezírias. Mas já há dois anos nos aconteceu algo de semelhante.
Logo de manhã cedo as ruas de Vila Franca de Xira foram invadidas por inúmeros atletas e acompanhantes. O dia convidava a que "o povo saísse à rua". E saíu. Chegados à zona do secretariado da prova ouvíamos o "speaker" afirmar que a corrida deste ano tinha registado um número recorde de inscrições. Ainda bem pois a Corrida das Lezírias é sem dúvida uma das mais bonitas provas em que temos participado. Até certo ponto já começamos a ficar um pouco cansados do alcatrão. Para este ano a organização decidiu efectuar algumas alterações no percurso. Se em 2011 houve necessidade de efectuar algumas mudanças em virtude da lezíria se encontrar bastante alagada, este ano, mantendo o mesmo troço inicial, os atletas não tiveram de fazer inversão do percurso a meio da prova e puderam rumar de novo em direcção ao rio Tejo. Tal como há dois anos estes cerca de dois quilómetros realizados em companhia do rio foram, pelo menos na nossa ideia, a parte mais bela da corrida. É certo que o piso era um pouco irregular, não facilitando as ultrapassagens. Mas introduziu alguma "frescura" amenizando o calor que se fazia sentir. Um dos atletas exclamava que "com tanta lezíria foram logo empurrar-nos para este troço bastante irregular e com alguns buracos". Mas achamos que valeu a pena esta decisão tomada pela organização.
No entanto nem tudo foram rosas na organização da Corrida das Lezírias. Se ao nível do levantamento dos dorsais e "chips", bem como das infraestruturas de apoio aos atletas, podemos dar nota máxima todavia esta prova foi manchada pelos deficientes abastecimentos de água durante o percurso. Normalmente os atletas têm água de cinco em cinco quilómetros. No entanto em face do calor que se fazia sentir deveriam haver abastecimentos a cada quatro quilómetros. Pelo contrário os mesmos foram feitos com intervalos superiores a seis quilómetros.
E uma vez mais detectámos erros na marcação da distância ao longo da corrida. O quilómetro 14 pareceu-nos valer mais do que mil metros. E no final que tem relógios com GPS, e cada vez são mais os atletas com equipamentos desta natureza, conferiu que a corrida tinha cerca de mais quatrocentos metros do que os quinze mil metros anunciadas. Algo se passa com a Xistarca na marcação das distâncias uma vez que este tipo de erro tem sido detectado com alguma regularidade nas últimas corridas em que participámos.
Apesar de todo o nosso empenho e esforço não conseguimos superar os nossos melhores tempos individuais nesta corrida. O calor não ajudou mas se a prova tivesse a distância correcta talvez estivéssemos agora a registar novos máximos individuais na Corrida das Lezírias. Mesmo assim parabéns aos TARTARUGAS e também aos restantes atletas.
Atletas que concluiram a prova: 1711 (1387 em 2011)
Vencedor: João Marques (GDR Reboleira): 0:50:19
FREDERICO SOUSA (Dorsal Nº 551)
Classificação Geral: 1597º - Classificação no Escalão M45: 228º
Tempo Oficial: 1:41:28/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:40:57
Tempo médio/Km: 6m:44s <=> Velocidade média: 8,92Km/h (*)
CARLOS TEIXEIRA (Dorsal Nº 552)
Classificação Geral: 928º - Classificação no Escalão M50: 130º
Tempo Oficial: 1:21:17/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:20:45
Tempo médio/Km: 5m:23s <=> Velocidade média: 11,15Km/h (*)
CARLOS GONÇALVES (Dorsal Nº550)
Classificação Geral: 651º - Classificação no Escalão M55: 56º
Tempo Oficial: 1:16:13/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:15:42
Tempo médio/Km: 5m:03s <=> Velocidade média: 11,89Km/h (*)
(*) - O Tempo médio/Km e a Velocidade média foram calculados em função dos tempos cronometrados (tempo do chip)
Calendário para o mês de Março
. TRAIL RUNNING DOS MOINHOS...
. MEIA MARATONA DE LISBOA 2...
. CORRIDA INTERNACIONAL DO ...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. CORRIDA DO 1º DE MAIO 202...