Este ano de 2012 não se perspectiva muito animador e temendo-se pela não realização de algumas das mais belas provas do calendário do atletismo popular. Depois de em 2011 não se terem realizado algumas corridas já com alguma tradição (Corrida do Metro, Corrida do Entroncamento), e já sem falar da Golden Marathon Carlos Lopes que parece estar moribunda no parco calendário de Maratonas que se realiza no nosso Pais, a anulação do Grande Prémio do Fim da Europa constitui um grande e duro golpe nas aspirações de todos aqueles que correm mais por prazer do que por classificações. Com o cenário de crise instalado (o ano de 2012 será porventura aquele em que todos irão sentir de forma mais acentuada e real o que é a CRISE), e com os cortes nos apoios considerados não prioritários (como por muitas vezes se olha para o desporto não profissional), desconfiamos que mais algumas corridas emblemáticas, suportadas em grande medida pelos patrocínios dos Municípios e Juntas de Freguesia, também venham a entrar num processo de hibernação até que melhores dias surjam no horizonte. Por isso temos de encontrar alternativas e continuar a mostrar que estas corridas são tão importantes do ponto de vista da saúde física e mental de todos nós.
Numa manhã fria (muito fria) mas ensolarada cerca de 900 atletas fizeram-se à rua para darem o pontapé de saída para mais um ano de intensa actividade desportiva, no que às provas de atletismo diz respeito. Marcaram encontro para as dez horas no Largo do Jardim Zoológico para, com o apoio dos antigos olímpicos Aurora Cunha e Carlos Lopes, cumprirem a 5ª edição da Corrida de São Domingos de Benfica. O percurso já era conhecido da maioria dos concorrentes sendo acessível e para todos os gostos: longos trajectos planos e com o ponto de dificuldade mais alto entre o quinto e o sétimo quilómetros, sempre a subir. Com a entrada na Rua dos Soeiros começa uma bem vinda descida de aceleração para os dois últimos quilómetros antes da meta. Como dizia um colega no final da corrida "nunca conseguimos recuperar nas descidas o que perdemos nas subidas". Mas é bom continuar na ilusão e pensar que aquela frase não é verdade. E também há quem considere que uma corrida toda ela plana é bem mais desgastante que outra de sobe e desce. Cada um que avalie e decida por si.
Cumprida a primeira etapa do nosso "Circuito de 2012" já temos no horizonte a corrida aberta de 15 quilómetros, que se disputa em Benavente em simultâneo com o Campeonato Nacional de Estrada de 2012, e também já na nossa máxima força.
Atletas que concluiram a prova: 901 (766 em 2011)
Vencedor: Nélson Cruz (GDR Praia da Salema): 0:30:13
CARLOS TEIXEIRA (Dorsal Nº 920)
Classificação Geral: 508º - Classificação no Escalão M50: 58º
Tempo Oficial: 0:50:24/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 0:50:11
Tempo médio/Km: 5m:01s <=> Velocidade média: 11,96Km/h (*)
MELHOR TEMPO INDIVIDUAL NA PROVA E NA DISTÂNCIA
CARLOS GONÇALVES (Dorsal Nº919)
Classificação Geral: 411º - Classificação no Escalão M55: 37º
Tempo Oficial: 0:48:30/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 0:48:18
Tempo médio/Km: 4m:50s <=> Velocidade média: 12,42Km/h (*)
MELHOR TEMPO INDIVIDUAL NA PROVA
(*) - O Tempo médio/Km e a Velocidade média foram calculados em função dos tempos cronometrados (tempo do chip)
Calendário para o mês de Janeiro
. CORRIDA DO FIM DA EUROPA ...
. TRIATLO DE S. MARTINHO DO...
. 8ºTRAIL DOS MOINHOS SALOI...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. CORRIDA SÃO SILVESTRE DE ...