Na sua caminhada final para as 100 corridas em conjunto os três fundadores das LEBRES E TARTARUGAS repetiram a sua participação (quinta para um e sexta para dois) nos 20 Km de Cascais. E contaram com o seu mais recente reforço Hugo para dar maior dimensão e juventude à equipa.
De ano para ano esta é uma das provas que regista um crescente número de participantes. É certo que o cenário em que se desenrola a corrida é bastante atraente. Mas as condições meteorológicas que nesta época do ano se fazem sentir – chuva, vento, frio – seriam por si sós um factor desmotivador e de afastamento dos atletas. Mas nem sempre o racional supera o emocional.
Bem cedo se nota a habitual romaria de atletas à vila de Cascais com a concentração na Baía em frente ao Hotel do mesmo nome e, mais precisamente, nas imediações do edifício da Câmara Municipal. Numa longa fila, que aumenta à medida que nos aproximamos perigosamente da hora de partida, aguardamos pacienta e ansiosamente pelo momento de recolha do nosso “kit” de participante. Nele iremos encontrar o “chip” e o dorsal personalizado que nos darão acesso directo à “competição”.
Verificamos então que a organização alterou o sentido da partida indiciando assim mudanças no traçado da corrida.
Às dez horas aguardamos pelo sinal de partida. Entretanto como ainda há bastantes atletas sem dorsal a organização opta por atrasar um pouco o início da corrida. A aglomeração de participantes é grande. E como os mais rápidos partem à frente levamos mais de um minuto desde o tiro de partida até cruzarmos as passadeiras de controlo dos tempos. Nos primeiros dois quilómetros temos a confusão habitual. Nada que estranhemos atendendo ao elevado número de participantes. O percurso ficou mais agradável em relação às edições anteriores. Após passarmos pelas imediações da Marina rumo à Boca do Inferno, entramos definitivamente na zona mais desprotegida tendo como parceiro natural o imenso Oceano Atlântico. Daí para a frente estamos por nossa conta. Já não temos de atropelar quem vai à nossa frente nem de nos sentirmos pressionados por quem nos precede. E reencontramos o nosso amigo vento forte e agreste que habitualmente nos faz companhia e nos dificulta a missão. Mais à frente ainda temos o prazer da visita de uma chuvinha aliciante para não nos esquecermos de que estamos no Inverno. É o habitual. Como cortámos no percurso urbano temos de ir mais além, até bem pertinho do Guincho. Até aqui tudo está bem. No ponto de viragem, um pouco mais à frente do quilómetro doze, encetamos o regresso a Cascais. Sentimos que ultrapassámos a fase mais difícil e que, com um pouco de sorte, o vento passará a ser nosso aliado soprando pelas nossas costas e empurrando-nos até à meta. As pernas não parecem pesar muito tal é o ânimo de que se nos apodera pois já nos falta menos do que percorremos. E, característica desta corrida, estamos continuamente a ser ultrapassados por atletas mais rápidos e a ultrapassar outros mais lentos. Uma coisa compensa a outra. Fixamos ao longe um grupo de companheiros que pretendemos alcançar ou, pelo menos, não deixar fugir. E vamos estabelecendo objectivos mínimos quer em termos de ritmo de corrida quer do tempo final.
Tudo parece sob controlo. Tudo não … Até ao décimo quinto quilómetro as marcas coincidiam a grosso modo com o que os nossos GPS iam medindo. Subitamente desapareceu o quilómetro dezasseis. Na realidade não se sumiu. Marcou presença exactamente mil metros mais à frente. Quando vemos a marca 16 Km vários são os comentários que se ouvem quanto ao exacto ponto em que nos encontramos. Ao quilómetro 17 desfazem-se as dúvidas. Tinham alongado a prova em mais um quilómetro. Teria sido intencional? Seria uma partida de Carnaval ou tão só um propósito deliberado, sem que o soubéssemos antecipadamente, de transformar os 20 Km de Cascais numa Meia-Maratona?
Já na parte final um elemento da organização tenta animar os atletas indicando que nos restavam uns escassos quinhentos metros. “Pois é mas alongaram a corrida”, ao que o simpático rapaz responde com um encolher de ombros acompanhado de um sorriso cúmplice. Com aquelo gesto vemos a assumpção do erro da parte da organização. Com o corte inicial no percurso urbano a organização viu-se na necessidade de alongar em mais um quilómetro o trajecto no sentido do Guincho. Só que fizeram mal as contas e em vez de acrescentarem 500 metros para lá e outros tantos para cá adicionaram logo um quilómetro. Estava encontrado o erro. À chegada os comentários entre os atletas giravam à volta deste assunto. Da organização nem uma palavra.
Só uma horas mais tarde, na procura dos tempos e classificações na página oficial da prova, verificamos que alteraram os cabeçalhos para Corrida 20 Km de Cascais +1.
A organização reconheceu os erros cometidos e, em resposta a um nosso “mail”, apresentou-nos as desculpas pelo sucedido e por terem podido prejudicar o nosso desempenho. Fica bem. Só por este gesto merecem o nosso perdão e a promessa de voltarmos no próximo ano.
Atletas que concluiram a prova: 2334
Vencedor: EMILIANO VIEIRA (RB Running): 1:09:07
HUGO FERREIRA (Dorsal Nº557)
Classificação Geral: 535º - Classificação no Escalão V35: 90º
Tempo Oficial: 1:38:44/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:37:39
Tempo médio/Km: 4m:39s <=> Velocidade média: 12,90Km/h (*)
FREDERICO SOUSA (Dorsal Nº556)
Classificação Geral: 1957º - Classificação no Escalão V50: 206º
Tempo Oficial: 2:08:14/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 2:06:51
Tempo médio/Km: 6m:02s <=> Velocidade média: 9,93Km/h (*)
CARLOS TEIXEIRA (Dorsal Nº555)
Classificação Geral: 866º - Classificação no Escalão V50: 83º
Tempo Oficial: 1:45:20/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:44:16
Tempo médio/Km: 4m:58s <=> Velocidade média: 12,08Km/h (*)
CARLOS GONÇALVES (Dorsal Nº554)
Classificação Geral: 1429º - Classificação no Escalão V55: 85º
Tempo Oficial: 1:55:52/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:54:48
Tempo médio/Km: 5m:28s <=> Velocidade média: 10,98Km/h (*)
(*) - O Tempo médio/Km e a Velocidade média foram calculados em função dos tempos cronometrados (tempo do chip)
Calendário para o Mês de Março
. TRAIL RUNNING DOS MOINHOS...
. MEIA MARATONA DE LISBOA 2...
. CORRIDA INTERNACIONAL DO ...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. CORRIDA DO 1º DE MAIO 202...