É verdade que a Meia Maratona da Nazaré já não é o que era.
Organização pioneira em Portugal em corridas nesta distância, criou, como se constuma referir em marketing, uma "tendência". E quem cria uma tendência favorece inevitavelmente o surgimento de seguidores. Por isso temos hoje, um pouco por todo o País, várias "meias maratonas" donde, com uma oferta tão alargada, a escolha é, por vezes, difícil. Resultante deste cenário vimos a assistir, ano após ano, a uma perda do fulgor e da importância que a Meia Maratona da Nazaré teve noutros tempos.
A participação popular continua, todavia, a tentar adiar o mais possível a morte (anunciada) desta prova. Neste ano, apesar de uma previsão meteorológica adversa, ainda participaram e concluiram perto de mil e duzentos atletas. A esmagadora maioria reflectia nos rostos, e nas conversas que iam entabulando ao longo da corrida, o espírito de participação e de puro convívio. A Competição fica reservada para outros eventos.
O dia não se apresentava muito convidativo. Frio, vento e ameaças de chuva (que veio a marcar presença mas só no final) não constituiram obstáculo importante à troca de uma manhã de domingo no conforto do lar pela competição na rua. Para estes atletas o "conforto" está mesmo é na rua, a correrem seja em que condições forem.
E as nossas TARTARUGAS lá rumaram de manhã à Nazaré. Um estreante - Frederico - e dois outros com uma enorme vontade de apagarem o mau desempenho do ano passado.
Mantendo o mesmo traçado de 2009, foi com grande satisfação que os corredores encontraram em grande parte do percurso um forte apoio popular. E quando o público estava mais "calado" eram os atletas a puxar pelo público. Apenas um reparo a apontar à organização. No penúltimo abastecimento, por volta dos quinze quilómetros, nem todos chegaram a tempo de receber a "desejada" garrafinha de água. Porventura terão havido alguns abusos. Mas como o tempo não estava quente este problema acabou por ser menor.
Longe de ser uma prova rápida as TARTARUGAS melhoraram os tempos relativamente a 2009, estabelecendo marcas individuais acima do seu historial de participação em Meias Maratonas. Destaque para o Frederico que não só estabeleceu o seu melhor tempo individual como baixou, pela primeira vez, a fasquia das duas horas. "Ele anda a treinar em segredo ...".
E para o próximo ano a organização da Meia Maratona Internacional da Nazaré pode desde já voltar a contar com este trio.
Atletas que concluiram a prova: 1169
Vencedor: Luís Ginja (GDR Reboleira) - Tempo Oficial: 1:09:39
FREDERICO SOUSA
Classificação Geral: 989º- Classificação no Escalão M45: 181º
Tempo Oficial: 1:57:06/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:56:38
Tempo médio/Km: 5m:32s <=> Velocidade média: 10,85 Km/h (*)
MELHOR TEMPO INDIVIDUAL NA PROVA E NESTA DISTÂNCIA
CARLOS TEIXEIRA
Classificação Geral: 1070º - Classificação no Escalão M50: 159º
Tempo Oficial: 2:03:16/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 2:02:49
Tempo médio/Km: 5m:49s <=> Velocidade média:10,31 Km/h (*)
MELHOR TEMPO INDIVIDUAL NA PROVA
CARLOS GONÇALVES
Classificação Geral: 902º - Classificação no Escalão M50: 132º
Tempo Oficial: 1:52:39/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:52:15
Tempo médio/Km: 5m:19s <=> Velocidade média: 11,28Km/h (*)
MELHOR TEMPO INDIVIDUAL NA PROVA
(*) - O Tempo médio/Km e a Velocidade média foram calculados em função dos tempos cronometrados (tempo do chip)
Corridas para o mês de Novembro
. TRIATLO DE S. MARTINHO DO...
. 8ºTRAIL DOS MOINHOS SALOI...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. CORRIDA SÃO SILVESTRE DE ...