A Marginal à Noite é um daqueles eventos desportivos em que a esmagadora maioria das pessoas não encara como uma prova para ganhar, para conseguir uma boa classificação ou um bom tempo. O sentimento que prevalece não é o de que "Eu vou correr a Marginal à Noite" mas sim o de que "Eu vou à MARGINAL À NOITE". Eu vou lá estar.
E foi com este espírito que os nossos atletas Frederico e Carlos Gonçalves decidiram à última hora inscrever-se nesta corrida. Inicialmente chegou a estar em cima da mesa esta participação, mas foi liminarmente rejeitada em virtude de menos de doze horas depois nos aguardar o Grande Prémio do Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento. Em 2009 o Frederico lançou-se nesta aventura e desse facto se ressentiu quando na manhã seguinte as pernas lhe pesavam bastante.
Pois é. A "maluquice" por vezes fala mais alto do que a razão. E a forma física também é outra. Bastou um telefonema do Frederico para os dois atletas se auto-convencerem. Aliás não andaremos muito longe da verdade se dissermos que cada um deles só aguardava, e desejava, impacientemente que o outro desse o primeiro passo, digamos telefonema, para avançarem com a inscrição. Porque o SIM já pairava dentro das suas cabeças.
E lá foram com a companhia adicional de dois novos elementos estreantes nestas lides: Gonçalo Ribeirinho e Gonçalo Andrade e Sousa. Espera-se que neles tenha despertado o "bichinho" das Corridas e os vejamos de uma forma assídua a acompanhar as TARTARUGAS.
Como o grande objectivo deste fim de semana era a Corrida do Entroncamento as duas Tartarugas combinaram que nesta noite iriam apenas "correr por correr" sem grandes preocupações de marcas ou de classificações. Sim. Mas uma vez mais a racionalidade esteve afastada das mentes destas duas alminhas. Apesar de um início de corrida bastante calmo, um deles até quase chegou a andar para trás para fazer companhia ao outro, cedo as pernas começaram a comandar o corpo. É certo que os atletas estão num pico de forma e cedo se esqueceram que no dia seguinte teriam uma nova corrida e, muito importante, sem poderem usufruir do necessário tempo de recuperação. O ritmo foi de tal modo vivo que o Frederico, além de registar um bom ritmo de corrida (um dos melhores de sempre), foi mesmo a primeira Tartaruga a completar a prova.
Quanto à corrida em si pouco há a assinalar. Muita gente do princípio ao fim. Com um início muito compacto a principal preocupação dos atletas era o de evitar quedas, atropelos e choque com os pequenos pilaretes em plástico que formavam a divisória central da Marginal na zona de Santo Amaro de Oeiras.
Os dois estreantes - Gonçalo & Gonçalo - chegaram exaustos mas satisfeitos. Até já falavam em futuras participações. Quem sabe se não os econtraremos na Corrida das Fogueiras/Fogueirinhas em Peniche.
Atletas que concluiram a prova: 2895
Vencedor: Euclides Varela (Grupo Desportivo Unidos Caxienses) - Tempo Oficial:0:23:39
FREDERICO SOUSA
Classificação Geral: 1273º - Classificação no Escalão (M45): Não divulgada
Tempo Oficial: 0:42:44/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 0:41:32
Tempo médio/Km: 5m:12s <=> Velocidade média: 11,56 Km/h (*)
CARLOS GONÇALVES
Classificação Geral: 1317º - Classificação no Escalão (M50): Não divulgada
Tempo Oficial: 0:43:03/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 0:41:53
Tempo médio/Km: 5m:14s <=> Velocidade média: 11,46 Km/h (*)
GONÇALO RIBEIRINHO
Classificação Geral: 1273º - Classificação no Escalão (M45): Não divulgada
Tempo Oficial: 0:45:07/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 0:43:55
Tempo médio/Km: 5m:29s <=> Velocidade média: 10,93 Km/h (*)
GONÇALO ANDRADE E SOUSA
Classificação Geral: 1842º - Classificação no Escalão (M50): Não divulgada
Tempo Oficial: 0:48:52/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 0:47:40
Tempo médio/Km: 5m:58s <=> Velocidade média: 10,07 Km/h (*)
(*) - O Tempo médio/Km e a Velocidade média foram calculados em função dos tempos cronometrados (tempo do chip)
Corridas para o mês de Junho
. CORRIDA DO FIM DA EUROPA ...
. TRIATLO DE S. MARTINHO DO...
. 8ºTRAIL DOS MOINHOS SALOI...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. CORRIDA SÃO SILVESTRE DE ...