Ultrapassado um interregno de dois anos, já aqui tínhamos estado em 2010, 2011 e 2012, as LEBRES E TARTARUGAS voltam a marcar presença nos doze quilómetros de Salvaterra de Magos. E, uma vez mais, os Tartarugas mais “veteranos” conseguiram arrastar consigo atletas mais novos, a Catarina Santos e o Gonçalo Sousa que, não sendo estreantes, mostram que o bichinho já lá mora. E o Gonçalo também convenceu o Virgílio, um amigo e colega de faculdade, a acompanhar-nos em mais uma aventura.
Com encontro marcado para as nove menos um quarto, sem esquecer que a hora tinha mudado e nos tinha roubado sessenta minutos de sono, a equipa faz uma primeira concentração no Bairro do Restelo para, após uma pequena incursão pelas imediações do Paço do Lumiar e recolher o quinto atleta, partir definitivamente para Salvaterra de Magos. Mas mais do que a hora de sono que nos foi sonegada, o Gonçalo e o Virgílio ainda tinham de recuperar da “borga” da noite anterior. Mas eles são jovens e nessa idade tudo aguenta…
Os 12KM de Salvaterra de Magos oferecem-nos uma distância não muito vulgar e que só encontrámos na Rota da Fonte da Pipa em Torres Vedras.
Novidades não houve. O mesmo percurso, a mesma distância, uma primeira volta dentro da cidade, regresso ao local da partida, com os participantes na Caminhada a aplaudirem os que se atreveram a disputar a prova principal, e seguindo-se o ataque à corrida que se iria desenrolar maioritariamente na Lezíria. Atendendo ao relevo do terreno, praticamente plano, esta é uma corrida que não nos dá qualquer momento de descanso. É sempre a puxar, do princípio até ao fim. Na primeira fase temos o vento como nosso grande opositor dificultando a acção dos atletas. Após o ponto de viragem, por volta do quilómetro sete, e quando esperávamos que nos viesse dar uma ajudinha, o vento parece que se sumiu.
Após alguns dias mais frios, o Sol marcou presença, para gáudio de uns e para desespero do Frederico. Afinal já entrámos na Primavera há uma semana.
De resto esta prova não tem grande história. Está na altura da organização introduzir algumas novidades pois, caso assim se mantenha, o desinteresse começa a apoderar-se principalmente junto dos repetentes e lá desaparece mais uma corrida do Mapa, ainda por cima fora das imediações de Lisboa.
Como factos de destaque salientamos as boas prestações do Virgílio e da Catarina. O Virgílio, por já estar habituado a correr, conseguiu desintoxicar-se da noitada anterior sem que a sua prestação fosse grandemente afectada. A Catarina veio confirmar que, mesmo sem treinar, é o um dos nossos grandes trunfos para a sobrevivência das LEBRES E TARTARUGAS. Aonde chegaria se treinasse …
O Gonçalo, apesar de uns "quilitos" a mais, não esmorece e atira-se de cabeça para estes desafios.
No final da corrida, e quando os atletas já tinham feito os alongamentos e recuperavam do esforço despendido, a Catarina tem direito aos seus cinco minutos de fama. É abordada por um atleta mais velho, e representante de uma Revista Desportiva, para uma pequena entrevista e fotografia da praxe. Por momentos julgámos tratar-se de um qualquer "olheiro" interessado em resgatar a nossa Catarina para um clube desportivo de maior nomeada. Estamos a ficar famosos. Depois da entrevista do Carlos Gonçalves para a RTP Informação, por ocasião dos 20 quilómetros de Cascais, segue-se a Catarina a dar nas vistas e a difundir o nome da nossa equipa LEBRES E TARTARUGAS. Não paramos.
E após a pausa da Páscoa regressaremos em força em Abril e em vários palcos.
Atletas que concluiram a prova: 600
Vencedor: PEDRO ARSÉNIO (GD Odimarq) - 0:39:54
CATARINA SANTOS (Dorsal Nº273)
Classificação Geral: 434º-Classificação no Escalão F0034: 11º
Tempo Oficial: 1:05:27/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:05:01
Tempo médio/Km: 6m:30s <=> Velocidade média: 9,23 Km/h(*)
VIRGÍLIO PRETO (Dorsal Nº274)
Classificação Geral: 426º-Classificação no Escalão M0034: 71º
Tempo Oficial: 1:05:01/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:04:35
Tempo médio/Km: 6m:28s <=> Velocidade média: 9,29 Km/h(*)
GONÇALO SOUSA (Dorsal Nº272)
Classificação Geral: 562º-Classificação no Escalão M0034: 85º
Tempo Oficial: 1:17:07/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:16:41
Tempo médio/Km: 7m:49s <=> Velocidade média: 7,82 Km/h(*)
FREDERICO SOUSA (Dorsal Nº270)
Classificação Geral: 525º-Classificação no Escalão M5054: 58º
Tempo Oficial: 1:13:25/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 1:12:59
Tempo médio/Km: 6m:05s <=> Velocidade média: 9,86 Km/h(*)
CARLOS GONÇALVES (Dorsal Nº271)
Classificação Geral: 324º-Classificação no Escalão M5559: 31º
Tempo Oficial: 0:59:55/Tempo Cronometrado (Tempo do Chip): 0:59:29
Tempo médio/Km: 4m:57s <=> Velocidade média: 12,10 Km/h(*)
Corridas do Mês de Março
Calendário para o Mês de Abril
Calendário para o Mês de Maio
. CORRIDA DO 1º DE MAIO 202...
. GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTIC...
. SÃO SILVESTRE BAÍA DO SEI...